quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Apresentação

Sou Marco Aurélio Ferreira Pereira, com 39 anos de idade, nascido no município do Rio de Janeiro – RJ. Atualmente, sou Inspetor do Grupamento de Posturas Municipais da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, instituição aonde atuo a mais de dezesseis anos, de forma exemplar, o que me levou a receber, Moção de Louvor e Reconhecimento da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pelos bons serviços prestados à população, assim como a Medalha Mérito da Guarda Municipal e Medalha Sangue de Heróis.
Formado no Curso Superior de Formação Específica em Atividades de Academia, possuo Licenciatura Plena em Educação Física e Especialização em Musculação e Treinamento de Força, o que me capacitou para participar como instrutor na formação de novos guardas municipais, assim como em cursos e projetos sociais na área de treinamento e atividades físicas. Iniciando também minha busca pela produção científica, produzindo dois trabalhos no campo da preparação física, sendo um de meus trabalhos, público na Revista Baiana de Educação Física.
Durante doze anos de minha carreira, na Guarda do Rio, atuei no Controle Urbano da cidade, após concluir cursos de Controle de Distúrbio Civil - CDC, no Primeiro Batalhão de Polícia do Exército, Ações de Controle Urbano – ACU e Técnicas e Táticas Especiais - CITTE, na GM-Rio, ajudando assim no crescimento da Instituição e legitimação de suas ações, que ainda estava em fase de estruturação, com apenas dois anos de existência, quando engrecei na corporação. Sabendo que apenas o trabalho de repressão não era suficiente, e que poderia contribuir mais com a segurança pública, principalmente, na cidade do Rio de janeiro, busquei aprimorar meus conhecimentos, concluindo o MBA em Gestão de Segurança Pública Municipal, pela Universidade Candido Mendes, produzindo meu primeiro trabalho científico na área da segurança, com o tema de minha monografia: “Pequenos Delitos, Início de um Grande Crime: Guarda Municipal com Prevenção, Contribuindo para a Segurança Pública.”Após este curso, concluí o Curso de Capacitação de Multiplicadores em Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, ampliando muito minha visão sobre os Direitos Humanos e a importância de meu papel como agente de prevenção. Passei pela capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio e fui atuar no Grupo de Defesa Ambiental da Guarda do Rio, participando ativamente na preservação do Parque Nacional da Tijuca, do Parque Municipal do Mendanha, do Parque Municipal da Prainha – Grumari, assim como outros da nossa cidade maravilhosa. No ano de 2006, após concluir o Curso de Inteligência de Segurança Pública da Subsecretaria de Inteligência do Governo do Estado do Rio de Janeiro e devido à necessidade de mudanças na instituição, fui designado para o GAE - Grupo de Ações Especiais da Guarda Municipal, atuando na capacitação física e técnica dos integrantes do GAE, além de responder pela seção de inteligência do Grupamento. Preocupado com a capacitação do efetivo do GAE e buscando me aprimorar ainda mais, concluí o Curso de Uso Progressivo da Força – SENASP, Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial, também da SENASP e o Curso de Técnicas de Transporte, Armazenamento, Manuseio e Operações com Munições Não Letais, promovido pela CONDOR. A minha visão sobre a importância da capacitação e do trabalho preventivo levou-me a concluir os cursos de Capacitação para Integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança, realizado pelo ISP – Instituto de Segurança Pública, Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública – SENASP, Direitos Humanos – SENASP, Formação de Formadores e Formação de Tutores da SENASP, conseguindo, após seleção interna, na GM-RIO, atuar como Tutor da SENASP no Curso de Sistema e Gestão em Segurança Pública, aonde ainda atuo. Concluí o Curso de Prevenção ao uso Indevido de Drogas – Curso de Capacitação para Conselheiros Municipal, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina e participei da Formação de Tutores no Curso de Direitos Humanos, Uso Legítimo da Força e Guarda Comunitária, promovido pelo CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a União Européia e Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e a Prefeitura do Rio de Janeiro / Guarda Municipal, atuando como Tutor do projeto do CIEDS, participando na capacitação presencial de 3.400 guardas municipais da GM-Rio, que me possibilitou uma experiência no processo de resgate do respeito e garantia aos Direitos Humanos. Certo de que não poderia parar com minha busca e me identificando com a proposta apresentada pelo Governo Federal e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, concluí o Curso de Especialização em Segurança Pública, Cultura e Cidadania e utilizando minha experiência profissional, busquei inspiração para construção do meu trabalho de monografia, com o título: Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com Direitos Humanos e Uso Legítimo da Força, Buscando a Legitimação do Cidadão, visando ampliar a discussão do tema, Direitos Humanos, apartir da experiência vivida na Guarda Municipal do Rio de Janeiro com o projeto do CIEDS.
Segurança pública é um ótimo tema para se escrever, porém, acredito que na vida de qualquer pesquisador, só escrever não basta, é preciso ir além, mudando conceitos, criando reais possibilidades de atuação na busca da segurança do cidadão e neste caminhar tenho algo que serve como facilitador, que é a minha experiência na Guarda Municipal. Espero poder contribuir e crescer com todos os participantes deste blog. Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário