quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

APÓS 200 ANOS, A POLÍCIA MILITAR TEM UMA ÁRDUA MISSÃO

No dia 19/10/2010 foi publicado uma matéria no G1.globo.com, que retratava, no universo de várias matérias deste tema, sobre o currículo de um falso militar que foi flagrado trabalhando nos quadros da PM do Rio de Janeiro. Leiam abaixo:

"Currículo de Falso Militar indica que ele trabalhou na Guarda Presidencial"
Exército, que responde pela Guarda Presidencial, nega.
Secretário de Segurança determinou recadastramento de 500 funcionários.

A polícia investiga se a admissão de um falso tenente-coronel do Exército foi autorizada por um integrante da cúpula da Secretaria de Segurança Pública. No currículo que o servidor Carlos da Cruz Sampaio Júnior apresentou à Secretaria consta que ele teria trabalhado até na guarda presidencial, em Brasília. O responsável pela admissão do falso militar pode ser exonerado do cargo.
O Exército, que responde pela guarda presidencial, informou que Carlos Sampaio nunca fez parte da equipe de segurança.
O servidor foi preso na sexta-feira (15) e vai responder por falsidade ideológica e porte ilegal de arma. Ele foi descoberto quando começou a trabalhar na Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional, há três meses. Por costume do órgão, sua vida profissional começou a ser investigada pelo departamento de Recursos Humanos e descobriram que ele não era do Exército.

Esta matéria é muito importante e acima de tudo, muito preocupante. Como Gestor em Segurança Pública, não consigo entender como fatos deste tipo podem ocorrer dentro das nossas corporações militar, mesmo se fosse um agente de inteligência trabalhando pelo bem da corporação, o setor de contrainformação já deveria estar à frente, eliminando qualquer possibilidade de descoberta do agente, mas como não existe comprovação, é apenas uma hipótese, vou trabalhar com a teoria da "loucura" do falso Coronel em ser Policial Militar, apresentado na mídia e escrever sobre a falha no sistema de inteligência e de todo sitema Administrativo e Operacional da PM. 
O Estado, conforme a nossa Constituição Federal é o garantidor da Segurança de cada cidadão e tem obrigação de servir bem a nossa população. Para isso precisa ter um efetivo bem recrutado, treinado e capacitado, possuindo instruções de inteligência, técnicas operacionais e outros temas, que são abordados nos cursos de formação e capacitação. Estas informações, a rotina de atuação da corporação além de dados nos sistemas de computação devem ser de conhecimento apenas dos integrantes da instituição e quando este conhecimento é dominado pelos inimigos, fica muito fácil de ser eliminado pelas forças adversárias, levando os agentes a atuações previsíveis, menos eficazes e com maior risco para todos.

Outra matéria preocupante, foi pública no G1.com.br no dia 07/12/2010 e no Site Terra Notícias.
 "Policial que abrigava traficante do Alemão é indiciado, diz Delegado."

Traficante Edson Ventapane da Silva, o Mãozinha, foragido da quadrilha que dominava o Complexo do Alemão, foi preso no dia 06/12/10, na casa de um Cabo da Policia Militar, em Cavalcanti, na Zona Norte, que é lotado no Gabinete do Comando Geral da corporação, Coronel Mário Sérgio Duarte.
Segundo o Delegado Marcelo Martins da DRF do Rio de Janeiro, o PM responderá por favorecimento pessoal.

Este talvez seja o maior problema da corporação, pois está associado a falta de valores do policial envolvido, já que este bandido, seria um assassino de policiais, além da falta de amor a sua instituição e da falta de preocupação e comprometimento com a justiça, população e com seus pares.
Espero que as autoridades de Segurança Pública, possam mudar este quadro, pois este é um trabalho muito importante para nossa sociedade e principalmente em nossa cidade que será palco de grandes eventos internacionais. Que Deus nos ajude. 

Um comentário:

  1. Bem sobre o Falso tenente coronel acho que ele não fez algo tão errado assim afinal quem é que falsifica documento pra trabalhar?
    trabalhar, ser mal pago ,chegar antes de todo mundo ,e ser o último a sair todo dia.
    Ele apresentou resultados se vc pesquisar a criminalidade teve uma redução significativa nas areas em que ele atuou.Eu acho que quem facilitou a entrada dele deveria ser preso não ele afinal ele trabalhou e muito bem!

    ResponderExcluir