sábado, 5 de outubro de 2013

NADA SUBSTITUI A EXPERIÊNCIA

A importância da experiência...
Galo velho e galo novo...

Um lavrador resolve trocar o seu velho galo por outro que desse conta das inúmeras galinhas da sua capoeira. Ao chegar o novo galo, percebendo que perderia as funções, o velho galo foi conversar com o seu substituto:
- Olha, sei que já estou velho e é por isso que meu dono o trouxe para aqui, mas será que você poderia deixar pelo menos duas galinhas para mim?

- Que é isso, velhote? Vou ficar com todas!
- Mas só duas... - ainda insistiu o galo velho.
- Não. Já disse! São todas minhas!
- Então vamos fazer o seguinte - propõe o velho galo - apostamos uma corrida em volta do galinheiro. Se eu ganhar, fico com pelo menos duas galinhas. Se eu perder, são todas suas.
O galo jovem mede o velho de cima em baixo e pensa que, certamente, ele não será capaz de vencê-lo.
- Tudo bem, velhote, eu aceito.
- Já que, realmente minhas chances são poucas, deixe-me ficar vinte passos à frente - pediu o galo.O mais jovem pensou por uns instantes e aceitou as condições do galo velho.
Iniciada a corrida, o galo jovem dispara para alcançar o outro galo. O galo velho faz um esforço danado para manter a vantagem, mas rapidamente está sendo alcançado pelo mais novo.
O fazendeiro, que estava assistindo á cena, pega na sua espingarda e atira sem piedade no galo mais jovem. Guardando a arma, comenta com a mulher:
- Não estou a entender nada deste mundo! Já é o quinto galo ' paneleiro ' que a
gente compra esta semana... O sacana largou as galinhas e estava correndo atrás do galo velho...

- Moral da história: NADA SUBSTITUI A EXPERIÊNCIA!!!


No dia 26 de setembro de 2013, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro homenageou 285 agentes com a entrega da medalha de mérito por tempo de serviço. Os GMs escolhidos foram avaliados e receberam a condecoração por terem ajudado a construir a história da instituição, que comemora 20 anos de fundação este ano.
Dos agraciados, 231 recebem a medalha de prata, que equivale a 20 anos de serviços prestados à Instituição. A medalha por mérito de tempo de serviço só é concedida aos agentes que tenham a ficha disciplinar exemplar, sem registro de punições e para serem considerados aptos, os agraciados passaram por avaliações de seus históricos. A insígnia é uma forma de reconhecimento da Instituição pelo trabalho prestado pelos agentes para garantir a ordem na cidade e tem três versões.
Os agraciados receberam um Kit composto por uma medalha, um barrete e uma caixa, além do certificado de mérito. A condecoração também entra para o histórico dos agentes.


Quando nós vemos um efetivo de grandes amigos recebendo medalhas por serviços prestados de forma exemplar durante dez e vinte anos, temos que refletir quanto ao nosso papel na sociedade em que vivemos e qual sua importância neste senário.
Resolvi postar essa mensagem para mostrar o valor da nossa experiência como Guardas Municipais e o quanto nós estamos prontos para assumir o que é nosso de fato e de direito.
Quem pode dizer o quanto vale 20 anos de serviço bem prestados em uma instituição como a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro? Será que esse tempo de experiência não nos faz ter conhecimento suficiente para Comandar a nossa Instituição? Será que não sabemos o que é melhor para nossos agentes, nossa instituição e nossa cidade? Até quando teremos que ser comandados por agentes da Polícia Militar, uma instituição com problemas graves de desvio de conduta, corrupção, agressões, crimes, etc...matéria de jornais quase todos os dias, e o que é pior, eles não conseguem resolver os seus próprios problemas. Não conhecem a nossa realidade e nunca vão vestir a nossa pele, o nosso uniforme. Não quero tirar o valor de ninguém, muito ao contrário, se são tão bons, que voltem a sua instituição para resolver seus problemas e nos deixem caminhar, pois nós sabemos o que precisamos e como fazer.
Eu sou Especialista em Segurança Pública Municipal, possuo três Pós-Graduações, assim como muitos colegas guardas municipais que também são, inclusive Mestres e não é o curso de uma academia de polícia, com todo respeito, que vai ser melhor que a minha formação. Além disso, tenho curso de Inteligência, curso de Trânsito, curso de Direitos Humanos, curso de Defesa Ambiental, curso de Controle de Distúrbio Civil, curso de Prevenção ao Uso de Drogas e outros e estou cansado de ver colegas sendo desmerecidos, chamados de despreparados por pessoas que chegam na nossa casa, aprendem conosco e depois acham que podem nos diminuir. 

NOSSA EXPERIÊNCIA FEZ CRESCER A NOSSA GUARDA MUNICIPAL, CHEGANDO AO PONTO DE TER CREDIBILIDADE DA SOCIEDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário